Teatro.
A perspectiva empregada neste relato é a da representação teatral. O palco apresenta coisas que são simulações. Presume-se que a vida apresenta coisas reais e, ás vezes, bem ensaiadas. Mais importante, talvez, é o fato de que no palco um ator se apresenta sob a máscara de um personagem para personagens projetados por outros atores.
-São grotescos, mas não tem graça -comentou- Antes de tudo, ofendem.
-Eu não me ofendo. As pessoas ficaram delicadas demais. Acho que todo velho se transforma numa caricatura. É de morrer de rir.
-Ou de tristeza.
-Tristeza? Por quê? Não será o medinho de entrar, você também no desfile?
-Quem sabe você tenha razão.
- No grande desfile de máscaras.
Vidal concordou:
-Cada um vai vestindo aos poucos suas fantasias.
-Que no entanto não lhe cai muito bem- Prosseguiu Jimi, visivelmente estimulado pela colaboração do amigo.- Parece uma fantasia alugada. Sobra tecido. Um espetáculo cômico.
-Horrível, Che. Tudo é humilhação. A gente se resigna a ser deficiente, como os sem-vergonha.
-São grotescos, mas não tem graça -comentou- Antes de tudo, ofendem.
-Eu não me ofendo. As pessoas ficaram delicadas demais. Acho que todo velho se transforma numa caricatura. É de morrer de rir.
-Ou de tristeza.
-Tristeza? Por quê? Não será o medinho de entrar, você também no desfile?
-Quem sabe você tenha razão.
- No grande desfile de máscaras.
Vidal concordou:
-Cada um vai vestindo aos poucos suas fantasias.
-Que no entanto não lhe cai muito bem- Prosseguiu Jimi, visivelmente estimulado pela colaboração do amigo.- Parece uma fantasia alugada. Sobra tecido. Um espetáculo cômico.
-Horrível, Che. Tudo é humilhação. A gente se resigna a ser deficiente, como os sem-vergonha.
Antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.
Falei muitas vezes como um palhaço, mas nunca desacreditei da seriedade da platéia que sorria.
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